COVID-19 | Recomendações da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)

A Federação Brasileira de Gastroenterologia  endossa recomendações da Associação Médica Brasileira (AMB), Secretaria da Saúde de São Paulo e outros agentes reguladores e associativos.   A crise pandêmica de COVID-19 vem se agravando em todo Brasil e a conduta para diminuir essa expansão do mal é a realização muito séria e cuidadosa do isolamento social e uso de máscara.  Até o momento, não há prevenção farmacológica baseada em evidências.

O vírus será vencido, mas é preciso levar a crise muito a sério !

✔️ – Uso de máscara

– Distanciamento físico de pelo menos 1,5 m.

– Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool   70%.

✔️ –  Evitar aglomerações

– Permanecer em isolamento respiratório domiciliar desde o   primeiro dia de sintomas suspeitos de COVID-19.

– Procurar atenção médica para o diagnóstico correto e seguir   a orientação recebida e apropriada para cada caso.

– Não se automedicar.

– Manter ambientes arejados e ventilados.

Não podemos colocar em risco a vida de parentes, amigos e outras pessoas. O contágio é verdadeiramente gigantesco e pode vir no ar, tosse, espirro, solas de sapatos, sacolas de supermercados, embalagens, etc.

Lembramos que diferentes sintomas de virose podem aparecer a partir do 3o. dia após o contágio: dores generalizadas, dor/ardor nos olhos, cefaléia, coriza, vômito, diarréia, indisposição, ardor ao urinar, sensação febril, irritação na garganta, dispnéia.

Em caso de forte suspeita, o ideal será procurar o sistema de saúde (o que eventualmente pode não ser viável), colegas especialistas e hospitais para a orientação da conduta mais apropriada.