Sintomas Digestivos em pacientes com COVID-19

Dando continuidade à série especial de informações sobre a COVID-19 e os aspectos que, direta ou indiretamente, impactam a área da gastroenterologia, seguem abaixo alguns pontos:

Alguns sintomas digestivos são comuns em pacientes com COVID-19.  Estes costumam apresentar um tempo mais prolongado a contar do início do quadro até a admissão, tempo maior de coagulação e níveis elevados de enzimas hepáticas. Sintomas como diarréia são comuns nesses pacientes. 

É importante considerar que a ocorrência das manifestações digestivas pode levar precocemente à maior suspeita da infecção viral.

Referência: Lei Pan et al (Binzhou, China). Am J Gastroenterol – pré- print; 03/2020

Clínicas de atendimento médico e endoscópico

a)   Procedimentos endoscópicos eletivos não-urgentes devem ser considerados para reagendamento.        
 Certamente, contudo, determinados procedimentos não-urgentes podem não ter prioridade absoluta, mas necessitam ser realizados, por exemplo, em avaliações neoplásicas, ou na ocorrência de sintomas graves clínicos e significantes. 

b)   Pacientes devem ser pré-triados quanto ao risco elevado de exposição e sintomas. Assim, deve ser considerada a história de febre ou sintomas respiratórios em familiares e pessoas de convivência próxima.   

Atenção especial para eventuais contatos com pacientes com COVID-19 confirmados, bem como, viagens recentes para áreas de maior risco confirmado, como Europa e Estados Unidos.  Pacientes com idade de 65 anos ou mais estão sujeitos a maior risco e, portanto, devem evitar a ida a ambientes/instalações médicas.

c) A temperatura corporal pode representar um indício importante e deve ser avaliada à chegada do paciente.

d) Os pacientes devem ser mantidos em distância adequada entre si (cerca de 2 metros).


 e) Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras para doença inflamatória intestinal, hepatite autoimune, transplante hepático, devem manter o tratamento correspondente, uma vez que o risco de complicação da enfermidade supera a probabilidade de contrair COVID-19.


Referência: Am Gastroenterol Assoc, Amer Soc Gastrointest: Endosc joint GI soc message.  03/2020 (https://www.asge.org/home/joint-gi-society-message-covid-19.

Joaquim Prado P Moraes-Filho

Diretor de Comunicação da FBG