Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Brasília, apresentado no mês de junho durante Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO 2024), realizado em São Paulo, mostra que até 2044, 48% dos adultos brasileiros terão obesidade e 27% sobrepeso (75% do total). Isso significa que 130 milhões de brasileiros deverão estar acima do peso em 2044.
O Ministério da Saúde reconhece a obesidade como um problema de saúde pública e defende que, diante do atual quadro epidemiológico, sejam prioritárias as ações de promoção da alimentação adequada e saudável, de prevenção da obesidade e intervenções para a construção de ambientes alimentares saudáveis.
Entre os problemas de saúde causados pela obesidade, o Ministério da Saúde destaca doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.
Neste mês de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial de Prevenção da Obesidade, a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) lembra que a obesidade e o sobrepeso também afetam o sistema digestivo. A entidade cita, entre outros distúrbios, a doença do refluxo gastroesofágico do esôfago, pólipos pré-cancerosos no cólon, cálculos biliares da vesícula, pancreatite e esteatose hepática, além de cânceres no esôfago, cólon, vesícula, pâncreas e fígado.
O que é a obesidade
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo provocado pelo consumo de energia na alimentação superior à usada pelo organismo no dia a dia. Simplificando, é a ingestão alimentar maior que o gasto energético correspondente.
A obesidade pode ser determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.
Classificação do IMC:
Menor que 18,5 – Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
Igual ou acima de 30 – Obesidade
Cálculo do IMC:
IMC=peso (kg)/altura (m) x altura (m)
Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).
Tratamento
Nem sempre é fácil perder peso, é necessário mais do que vontade. Como a obesidade é causada pela ingestão de energia superior ao que o organismo precisa, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com reeducação alimentar e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso como facilita sua manutenção e, consequentemente, reduz as complicações relacionadas.
Em casos mais graves, o médico pode recomendar tratamento farmacológico – hoje existem medicamentos eficazes e seguros para a perda de peso – e até mesmo cirurgia bariátrica. Mas mudanças de hábitos alimentares aliadas a atividades físicas costumam ser as melhores alternativas na maioria dos casos.
Fontes: